É interessante pensar que John Lennon tenha se apaixonado primeiro pela arte de Yoko Ono, antes mesmo de conhecer a artista. Em 1966, em Londres, o ex-Beatle conheceu seu trabalho numa exposição e ficou particularmente curioso com a peça ‘Painting to hammer a nail’ (pintura para martelar um prego). A peça consistia numa tela em branco, na qual os expectadores eram convidados a martelar um prego.

Yoko Ono é uma artista que sempre inovou e surpreendeu no universo artístico, desde o início de sua carreira. Sua arte convida os espectadores a interagir, promovendo um questionamento sobre o conceito de arte. A performance e o movimento se tornam atitudes mais importantes do que o próprio objeto de arte, movendo o artista de sua posição privilegiada e distinta perante o público. A obra, assim, se realiza em conjunto.

Em 1967, a artista expôs uma obra intitulada ‘Half-a-room’ (quarto pela metade), que apresentava um quarto inteiro branco, cujos móveis estão cortados pela metade. Além de expressar um sentimento de falta e incompletude, do desejo humano de encontrar um par, ainda leva o espectador a exercer o papel ativo de concluir a obra – em sua imaginação. É impossível observar um objeto trivial, como uma cadeira, cortada pela metade, sem imaginar a sua parte faltante.

Em 1969, Yoko Ono e John Lennon se casaram e, em 1971, foi lançada a música ‘Imagine’, que rapidamente alcançou um enorme sucesso e se tornou uma canção atemporal, que percorreu a história, capaz de emocionar ouvintes de diversas gerações e representar um manifesto em nome da paz.

No clipe de ‘Imagine’, o casal aparece caminhando em direção a uma casa, até chegar a uma ampla sala, inteiramente branca, quase vazia e sem móveis, com destaque apenas ao piano. John Lennon toca e canta, enquanto Yoko Ono abre as janelas e percorre o cômodo, se movimentando bastante e, por fim, se sentando ao lado de seu par.

Recentemente, foram comemorados 50 anos do lançamento de ‘Imagine’, com uma série de projeções, iluminações e projeções mapeadas para homenagear esta música, tão simbólica, que nos convida a sempre usar a imaginação para construir um mundo melhor.

Nós, da Formato Eventos, somos muito envolvidos por músicas que marcam todas as épocas e que representam atitudes de transformação. Temos o privilégio de trabalhar ao som de verdadeiras obras-primas. Por isso, saudamos esse brilhante casal – John Lennon e Yoko Ono – e o incrível poder de ‘Imagine’.