Nós, da Formato Eventos, já tivemos oportunidades incríveis de trabalhar com marcas de luxo. Foram diferentes situações que nos colocaram em contato com clientes desse mercado exclusivo, algumas por intermédio de agências com que trabalhamos na relação da mais pura parceria e admiração, outras pela contratação direta de nossos serviços em eventos. E assim, pudemos conhecer de perto o trabalho minucioso de marcas ultra seletas dos segmentos de roupas, sapatos, veículos, bebidas, entre outros.

Há marcas de luxo nos mais diversos mercados, muito além dos bens materiais, e passando também pelo nosso, audiovisual. Desde uma complexa mesa de som a um simples parafuso, o mercado pode oferecer variadas opções, em que a incessante busca por qualidade pode chegar ao infinito e além.

O conceito de luxo não é fácil de definir. Para uns, luxo é tomar uma bebida gelada na praia, e para outros, dormir numa cabana elegante em meio à selva africana. Por um lado, é supérfluo, é excesso, ostentação e extravagância; por outro, é aspiração e superação, é intimidade, sonho e desejo de viver melhor.

Esta flexibilização é resultado de um longo processo de democratização, ainda em curso, que vai aos poucos deixando para trás a noção de luxo como algo reservado às classes sociais mais privilegiadas. Cada um possui valores diferentes de satisfação, conforto e sofisticação e a ideia de mobilidade, muito forte e atuante nos tempos atuais, torna o luxo mais abrangente. Mas ainda assim é importante delimitá-lo sempre pelos campos da qualidade e exclusividade.

Diversas áreas estudam o conceito de luxo, como história e ciências sociais, além do marketing. Está presente como tema central de muitas narrativas, desde filmes como “O diabo veste Prada” (2006 – David Frankel) ao clássico poema concreto “Luxo, lixo” (1966 – Augusto de Campos), para citar apenas dois exemplos que expressam as ambiguidades que o conceito carrega. Enfim, o luxo é complexo e elaborado; uma mistura entre poesia e marca, artes visuais e sensoriais, tecnologia e artesanato, vanguarda e atemporalidade.

Os eventos realizados para marcas de luxo são planejados com muita antecedência. Para que a experiência se transforme no registro desejado, há um longo processo de lapidação, realizado de forma sincronizada entre todos os profissionais envolvidos. Da nossa parte, além de estar tudo tecnicamente impecável, com todos os acabamentos e funcionalidades alinhados com a cenografia, tudo precisa ser considerado conforme o roteiro e orientações precisas do cliente: o tom das cores da iluminação, sua intensidade e movimento, volume e dispersão do som, imagens e execução geral seguidos rigorosamente conforme o planejamento. Cada elemento tem sua função, tudo tem um porquê e todos os detalhes tem importância.

Os eventos que realizamos foram diferentes: jantares, exposições, desfiles, lançamentos, entre outros. Cada um tem sua particularidade, mas todos produziram um resultado excelente, do qual temos muito orgulho. Temos o maior prazer em buscar o melhor, sempre!